Programa Doutoral em Estudos Culturais
O Programa Doutoral em Estudos Culturais (PDEC) oferece uma formação aprofundada no domínio da cultura enquanto fenómeno articulador das dimensões simbólicas e imaginárias com as práticas e as performances sociais de grupos e comunidades concretas. Estas articulações, ao serem necessariamente atravessadas por relações de poder, conferem uma dimensão política aos Estudos Culturais. Neste programa doutoral valoriza-se em particular a análise contextual e conjuntural, utilizando as metodologias qualitativas, especificamente as inspiradas na teoria enraizada, na cartografia e na netnografia.
Detalhes
Diretora de curso
Vice-diretor de curso
28 Vagas anuais
2ª fase de candidatura aberta até 12/06/2024
O programa stá organizado em três anos letivos, sendo os dois últimos dedicados à elaboração da tese de doutoramento. No primeiro ano disponibilizam-se conteúdos e competências que, no âmbito do programa doutoral, proporcionam uma formação inicial no campo, apoiando os estudantes na escolha de um tema de tese. As temáticas abordadas ao longo das três UC iniciais passam por questões relativas ao género, classe e raça, colonialismo, pós-colonialismo e decolonialidade, identidades, migrações e globalização, artes performativas e não performativas, media, comunicação e argumentação, estudos de ócio e lazer, bem como humanidades digitais críticas.
Além disso, a existência de uma unidade curricular de opção, a escolher livremente entre as que são oferecidas pela UA, contribuirá para ampliar o quadro formativo disponível e complementar a formação dos doutorandos no contato com outras áreas disciplinares.
A lecionação das unidades curriculares e a orientação das teses de doutoramento é assegurada por uma equipa de docentes variada, com comprovada experiência em ensino e investigação.
Plano curricular
Cartografias dos Estudos Culturais
Objetivos
- Perceber várias dimensões com que se pode perspetivar a cultura: prática, produto, perspetiva e processo.
- Caracterizar dos Estudos Culturais e o seu modo pós-metafísico de teorizar (pensamento conjuntural com acento nas relações de poder).
- Enfatizar a a dimensão metadisciplinar dos estudos culturais e a sua articulação com os diferentes saberes.
- Estabelecer pontos de convergência entre os Estudos Culturais, Filosofia e Retórica.
- Adquirir uma compreensão histórica da emergência dos Cultural Studies.
- Abordar as epistemologias dos Estudos Culturais e as suas principais metodologias de investigação.
Cultura e Transformação Social
Objetivos
A unidade curricular visa promover o debate estruturado teórica e metodologicamente em torno da relação entre cultura, poder, Estado, território e tecnologia e das dinâmicas de transformação da sociedade que se associam a essa relação. Assumindo um carater multi, inter e transdisciplinar, a UC pretende sobretudo contribuir para o desenvolvimento de competências que possam estruturar a abordagem crítica que a complexidade do papel transformativo da cultura na sociedade exige. Os estudantes devem adquirir as competências inerentes à capacidade de ler e apreender a natureza e o alcance das dinâmicas de transformação da sociedade associadas à cultura e analisar os veículos, formas e impactes com que o poder transformativo da cultura se consubstancia. A UC pretende contribuir para desenvolver o domínio de quadros teóricos e metodológicos estruturantes e a capacidade de investigação bibliográfica num contexto multi, inter e transdisciplinar.
Hermenêuticas Culturais
Objetivos
- Adquirir competências de investigação avançadas em estudos culturais;
- Analisar as representações e produções culturais enquanto resultado dos processos sociais e das relações de poder;
- Investigar linguagens e práticas culturais emergentes (do consumo às novas indústrias culturais) e as suas razões mercadológicas, técnicas, políticas, estilísticas…
- Examinar as transformações identitárias decorrentes dos processos de globalização (económicos, migratórios, mediáticos, tecnológicos etc.);
- Analisar a feição hiperconectada, as perspetivas de género, as relações “inter” e transculturais e os efeitos do colonialismo nas sociedades contemporâneas;
- Desconstruir os conceitos de género, feminilidade e masculinidade, identificandoos
enquanto construções sociais e culturais em transformação. - Fomentar as capacidades de avaliação crítica dos pressupostos ontológicos e epistemológicos que sustentam as abordagens teóricas sobre o género e avaliar o seu potencial de investigação empírica.
Seminário de Orientação em Estudos Culturais
Objetivos
Numa unidade curricular, centrada sobretudo em questões metodológicas e na preparação da Proposta de Trabalho de Doutoramento, pretende-se que os doutorandos sejam capazes de:
- compreender os princípios metodológicos da investigação científica, particularmente no campo dos Estudos Culturais;
- conhecer o estado atual da teoria e da investigação no seu domínio de pesquisa, procedendo à revisão crítica da literatura disponível;
- programar o trabalho de recolha de informação;
- definir com precisão os objetivos de investigação;
- conceber e desenvolver um projeto de investigação;
- adquirir competências de análise crítica de fenómenos culturais;
- desenvolver competências de comunicação científica, quer oral quer escrita;
- redigir adequadamente um trabalho científico.
Projeto de Investigação em Estudos Culturais
Objetivos
Esta disciplina visa a realização de uma série de seminários de orientação destinada ao apoio dos doutorandos na formulação dos seus projetos de tese. Seriam realizados seminários e oficinas com os seguintes objetivos:
- Delinear um projeto de tese de doutoramento adequado, relevante e exequível;
Participar ativamente nas sessões de acompanhamento tutorial, procedendo à planificação inicial do projeto de tese e à seleção da metodologia considerada adequada à sua prossecução; - Organizar uma bibliografia específica pertinente, relativa ao tema de investigação definido;
Integrar, no projeto de investigação em curso, contributos críticos decorrentes da atividade de supervisão, com incidência tanto no domínio científico específico da tese, como no das práticas e métodos de investigação pertinentes; - Desenvolver competências de investigação, organização e seleção crítica de informação, recorrendo quer aos meios convencionais, quer às novas tecnologias da informação e comunicação.